sexta-feira, 7 de março de 2008

HERESIAS - DOCETISMO

SUGIMENTO:
Essa doutrina não tem um fundador específico ou uma época precisa para o seu surgimento. Surgiu muito cedo no meio religioso. Adotada como um 'estilo de vida' religioso acabou por ser incorporado por várias outras doutrinas, em que tomou forma de expressão.
Seu Ensino
Esta doutrina, dentro do cristianismo, ensina que o Filho de Deus não se tornou humano, sua humanidade era aparente: o divino, essencialmente puro e santo, não poderia habitar em um corpo carnal, essencialmente mau. Palavra grega significando 'parecer´', afirmava também que Jesus não sofreu na cruz, afirmando que isso também foi aparente. É impressionante o desenrolar dessa doutrina! Algo contra o que Jesus mais advertiu "tomar cuidado com a aparência das coisas" é exatamente o que esse ensinamento prega. As coisas de Deus não aparentam ser, ou elas são, ou elas não são. E, Jesus era! Não aparentemente, mas em verdade: o Verbo se fez carne e habitou entre nós, diz João.
Também nós devemos ter extremo cuidado com o "parecer", parecer ser cristão, parecer estar bem, parecer amar, parecer adorar, parecer ser bom... Esta é a forma docética da religião dos dias de hoje. "A aparência do mal é pior do que o próprio mal", diz Paulo. Isso se aplica a todas as áreas da nossa vida. Devemos ser "sim" ou "não". Devemos ser autênticos e viver um cristianismo autêntico, em sua essência.
Repercussão
Este ensino é incorporado pelo gnosticismo, e foi fortemente combatido por João, em sua primeira carta.

Um comentário:

Fábio Ventura disse...

Muito bom, que Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus Cristo.